top of page

Artista Gramadense cria Troféu Cosmos para o Gramado in Concert

Atualizado: 8 de jul. de 2021

A artista Débora Irion, renomada pela sua história e colaboração à arte municipal, criou o troféu Cosmos ainda no ano de 2016. Essa belíssima escultura foi a escolhida através de um concurso para representar o evento, sendo composta de elementos simbólicos que, de forma harmônica, criam uma figura de pauta musical.


O troféu também exibe as características de dois símbolos da cidade de Gramado: a hortênsia, aqui em dourado, junto à duas outras esferas menores sobrepostas, representando assim a neve em prateado. De acordo com a artista, “dessa forma temos as duas estações mais representativas do turismo demonstradas no troféu”, comenta.


Os símbolos da cidade estão elevados pela verticalidade da pauta musical, que é inerente a todas as partituras musicais, elemento de todo trabalho dos músicos. “A verticalidade do troféu também se refere a postura de um maestro perante a regência de uma orquestra, em uma linguagem artística e subjetiva contemporânea”, afirma Débora. Para o projeto a artista também se inspirou na tese dos experimentos com o sonômetro que Pitágoras realizou, a teoria da harmonia das esferas perdurou por muitos anos no período clássico.


A artista explica que a música está regida em intervalos numéricos fixos, que provém de uma harmonia e ordem superior, chamada de a harmonia das esferas. No momento que havia movimento ou proporção harmônica tinha que haver música. A dedução lógica era a seguinte:

Cosmos

O cosmos é perfeito

Se o cosmos é perfeito

É harmônico

Se é harmônico, produz música.


“Este projeto procurou unir esteticamente a sobriedade clássica do evento com a simbologia da música e da cidade de Gramado procurando, contemporaneidade, aliados a elegância clássica, leveza, harmonia e criatividade. Concluo que o Cosmos é infinito, a propagação do som através das ondas é infinita e universal, assim o nome dado ao troféu vem representar toda a magnitude que o evento Gramado in Concert se propõe”, finaliza Débora.


O VII Gramado in Concert é apresentado pelo Ministério do Turismo e Secretaria de Estado da Cultura e conta com o patrocínio da Golden Propriedades de Lazer, Copatrocínio da Sulgás – Viva com essa energia. Apoio de Florestal Candies, Caracol Chocolates, DylNet Telecom e Cristais de Gramado. Apoio institucional da Orquestra Sinfônica de Gramado e Eurochestries. Receptivo Oficial da Gramado Receptivo. Cia Aérea Oficial da Azul. Agência de Viagens oficial da Azul Linhas Aéreas. Hospedagem Oficial da Laghetto Hotéis. Agente Cultural AM Produções. Promoção da Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.


Comments


bottom of page