top of page

Caráter democrático do festival pautou discursos na abertura


O IX Gramado in Concert foi aberto oficialmente na noite de sexta-feira (3), no Expogramado. Com a presença de autoridades locais, lideranças culturais, alunos, professores e comunidade gramadense, a abertura foi marcada por discursos de valorização da cultura e da arte.


O diretor do IX Gramado in Concert, Leandro Serafim, destaca que a programação é inteiramente gratuita para a comunidade e os turistas. “O evento cumpre seu papel de democratização da música de qualidade. Chegamos a nona edição planejando a décima”, afirma Serafim.


Para a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, a abertura da nona edição é extremamente feliz para a cultura nacional. Após dois anos com programações parciais, o festival volta a promover o Concurso de Composição e o Concurso Jovens Solistas. Rosa enfatiza que o evento é um espaço não apenas de qualificação, mas de criação musical. “Nós, que gostamos da arte e da cultura, entendemos que o Gramado in Concert promove total democratização da música”, frisa Rosa Helena.


O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, destaca que a cidade respira e valoriza a cultura. “Respiramos cultura diariamente. Junto com o turismo, a cultura fez de Gramado um dos destinos mais desejados do nosso Brasil. O Gramado in Concert vem para abrilhantar tudo isso, provocando que muitos talentos sejam aflorados”, destaca Tissot.


Após a breve solenidade, a Orquestra Sinfônica de Gramado brilhou sob a regência do maestro e diretor Leandro Serafim. O IX Gramado in Concert continua até 11 de fevereiro com mais de 40 concertos e recitais. O evento tem copatrocínio da Corsan – Evoluir nos Define. Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Novas Façanhas. Apoio institucional: Eurochestries. Hotel oficial: Laghetto Hotéis. Transporte oficial: Turistur Turismo. Colaboração: Vita Boulevard e Adylnet. Agente cultural: AM Produções. O festival é uma promoção da Prefeitura Municipal de Gramado, com realização da Gramadotur, Funarte - Prêmio Funarte Festivais de Música 2022 e Ministério da Cultura Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.

Comentarios


bottom of page