O VI Concurso de Composição para Orquestra do Festival Gramado in Concert recebeu 33 inscrições de 11 estados brasileiros como Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraíba, Roraima, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.
Para avaliar as obras inscritas, o coordenador do concurso, Dimitri Cervo, formou uma comissão com compositores e maestros amplamente reconhecidos: Ronaldo Miranda (RJ), Liduíno Pitombeira (CE), Fernando Morais (DF) e Cláudio Cruz (SP). Após as pontuações realizadas pela banca o resultado foi:
1º lugar - "Mas sei que de alma em alma andas perdido", de Lucas Pigari (SP)
2º lugar - "Maculelê: O Exórdio", de Jamberê Ribeiro de Cerqueira (BA)
3º lugar - "Rapsódia Farroupilha", de Marcos Feitosa (RJ)
Conforme consta no edital, a obra vencedora será executada pela Orquestra Sinfônica do Festival, em concerto no dia 11 de fevereiro, às 19h, no auditório do Expogramado, sob a regência do maestro Cláudio Cruz.
Além do Troféu Cosmos, criado pela artista plástica Debora Irion, o compositor vencedor, Lucas Pigari, receberá um prêmio de R$ 5 mil, passagens aéreas e hospedagem para prestigiar os ensaios e a estreia de sua obra.
Segundo o compositor, a obra vencedora “Mas sei que de alma em alma andas perdido” baseia-se no poema “De Alma em Alma”, de João da Cruz e Sousa (1861-1898), onde, na primeira metade sugere-se uma incontornável condição humana de imperfeição, e a sua relação com o místico, com o imponderável e, na segunda metade, o dilema entre a perdição e a esperança.
Currículo do vencedor
Lucas Pigari graduou-se, em 2015, pelo Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Em 2017, participou do Master Class de composição com Unsuk Chin, pela OSESP. Em 2018, foi finalista, como compositor, do 26º Programa Nascente da USP. Em 2019, foi selecionado para participar da XXIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea. Em 2020, sua obra Luz entre Sombras ganhou o terceiro lugar no concurso de composição organizado pela Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul. Suas obras já foram executadas no Festival Música Nova Gilberto Mendes, pela USP Filarmônica, orquestra de alunos do Departamento de Música da FFCLRP-USP, e pela Orquestra Sinfônica da UFRJ.
Comments