Orquestra Sinfônica de Gramado brilha na abertura


O 8° Gramado in Concert foi aberto oficialmente na noite de sábado, 12, com concerto da Orquestra Sinfônica de Gramado. Sob a regência do diretor artístico e maestro Linus Lerner, os músicos foram aplaudidos de pé em diversos momentos pelo público, que compareceu em bom número à Sociedade Recreio Gramadense.

O programa do concerto contou com obras de Lebrun, Nepomuceno, Weber, Dvořák e, ainda em destaque, obras alusivas aos 230 anos de nascimento de Rossini, 125 anos de morte de Johannes Brahms e aos 30 anos de morte de Piazzolla. O concerto teve também a participação dos solistas Ricardo Barbosa (oboé), Ovanir Buosi (clarinete) e Carmelo de Los Santos (violino).

ABERTURA

Na solenidade de abertura, que foi realizada antes do concerto, o diretor artístico do festival, Linus Lerner, destacou que o Gramado in Concert oferece música de qualidade gratuitamente. “Música de qualidade é cultura. Um povo que tem cultura é um povo que tem identidade. Como gostar de música clássica, sem acesso? O festival traz esperança de espírito, traz esperança para esses músicos. Com o Gramado in Concert, estamos dando oportunidade de acesso a toda a comunidade. Viva Gramado e viva o Gramado in Concert”, afirmou Lerner.

Já a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, anunciou a criação da Orquestra Jovem de Gramado, que fará 10 apresentações durante o 37° Natal Luz, a partir de 27 de outubro de 2022. “Nossa Orquestra Sinfônica de Gramado fará um programa para formação da Orquestra Jovem. Sabemos que as ações da área cultural dependem de decisões políticas e nunca faltou incentivo para a cultura nas nossas administrações. Estamos todos muito felizes por voltar a fazer um festival totalmente presencial. Sentimos tanta falta nesses dois anos de reclusão. Que possamos unir as pessoas pela música”, projetou.

O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, lembrou a criação da Orquestra Sinfônica de Gramado em 2011. “Gramado respira cultura diariamente com nossos eventos e os eventos gratuitos proporcionam envolvimento da comunidade”, completou.



SOBRE O GRAMADO IN CONCERT

O Gramado In Concert Gramado está entre os principais festivais de música erudita do Brasil. Em oito dias de programação, o evento, que ocorre até 19 de fevereiro, terá 10 concertos de orquestras, bandas e corais, cinco recitais de professores e alunos, 10 recitais de grupos de Câmara e 10 ações formativas para o público.

Com direção artística de Linus Lerner, Allan John Lino e Leandro Libardi Serafim, o 8° Gramado In Concert conta com 180 estudantes de música recebendo orientação com mais de 20 renomados músicos do cenário nacional e internacional. O evento é uma promoção da Prefeitura de Gramado, com realização da Gramadotur. O evento tem patrocínio master do Laghetto Golden e apoio da Corsan – Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Cia aérea oficial: Azul. Colaboradores: Sicredi Pioneira e Senac.