Projeto Conhecendo o Festival democratiza acesso à música clássica

O 8° Gramado in Concert, que ocorre até sábado, dia 19, está promovendo ações formativas para o público. Além de oportunizar espetáculos gratuitos por toda a cidade, o evento desenvolve o projeto “Conhecendo o Festival”. Turistas e gramadenses podem visitar os bastidores dos ensaios e aprender curiosidades sobre os instrumentos sinfônicos, os naipes, os repertórios e a função do maestro.

Os visitantes são levados para assistir trechos dos ensaios da Orquestra e da Banda Sinfônica do Festival, que ocorrem diariamente até sexta, às 10h e às 15h, no Expogramado. Na tarde de sexta, dia 18, o ensaio geral ocorre na Sociedade Recreio Gramadense e também poderá ser conferido pelo público.

Com a proposta de democratizar o acesso, as informações são repassadas de forma leve e descontraída pela equipe. Entre as curiosidades, a guia Roberta Somavilla explica a diferença entre uma orquestra sinfônica e uma orquestra filarmônica. “Enquanto a orquestra sinfônica é mantida com recursos públicos, a filarmônica é custeada pela iniciativa privada”, diz.

Roberta também passa curiosidades sobre as diferenças entre as formações de uma orquestra e uma banda sinfônica. “Orquestras contam com instrumentos de cordas friccionadas, madeira, metais e percussão. Já a banda, possui basicamente sopros e percussão. Na orquestra, raramente vai ter saxofone. Na banda sinfônica, sempre vai ter. E, na banda, pode ter também guitarra e bateria”, compara.

Conforme a guia, os visitantes recebem informações sobre as práticas que ocorrem individualmente e em conjunto no evento. “Também passo informações sobre a função do maestro, que é o responsável para que a orquestra tenha a mesma leitura do todo. Toque como unidade. É o maestro quem faz a conexão entre os músicos e o público para emocionar as pessoas”, conclui.

SOBRE O GRAMADO IN CONCERT

O Gramado In Concert Gramado está entre os principais festivais de música erudita do Brasil. Em oito dias de programação, o evento terá 10 concertos de orquestras, bandas e corais, cinco recitais de professores e alunos, 10 recitais de grupos de Câmara e 10 ações formativas para o público.

Com direção artística de Linus Lerner, Allan John Lino e Leandro Libardi Serafim, o 8° Gramado In Concert conta com 180 estudantes de música recebendo orientação com mais de 20 renomados músicos do cenário nacional e internacional. O evento é uma promoção da Prefeitura de Gramado, com realização da Gramadotur. O evento tem patrocínio master do Laghetto Golden e apoio da Corsan – Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Cia aérea oficial: Azul. Colaboradores: Sicredi Pioneira e Senac.