Resultado do Edital de Seleção de Grupos de Câmara para o VIII Gramado in Concert

A Coordenação do VIII Gramado in Concert vem através desta, primeiramente, agradecer aos onze grupos inscritos no IV Edital de Seleção de Grupos de Câmaras Residentes. A grande quantidade de inscrições de grupos provenientes dos mais diversos estados brasileiros demonstra que o propósito do edital de incentivar a promoção e a qualificação de Grupos de Câmara é válido e importante.

Conforme consta no edital, serão oferecidas bolsas integrais a três grupos de câmara que contenham de três a seis integrantes, somando no máximo quinze estudantes. Os membros dos grupos selecionados serão considerados Bolsistas Integrais e assim sendo, serão isentos da taxa de inscrição, receberão gratuitamente hospedagem e alimentação durante até nove diárias, participarão das Oficinas e Práticas de Grupo, terão Coachs de Música de Câmara com os professores do evento e realizarão três Recitais de 45 a 60 minutos e um Recital de 20 minutos durante a programação artística do evento. O evento não se compromete com o transporte dos músicos e instrumentos de sua cidade de origem para o evento, este custo é de responsabilidade de cada grupo.

Assim sendo, temos o prazer de anunciar os três grupos vencedores são: Quinteto de Sopros Alberto Nepomuceno, de Fortaleza, no Ceará, Zacur Quartet, de Tatuí, em São Paulo, e Five Brass, de Volta Redonda, no Rio de Janeiro.

O Quinteto de Sopros Alberto Nepomuceno foi criado em 1998 em Fortaleza – CE. Fundado pelo professor e flautista Heriberto Porto, foi o primeiro grupo do Ceará cuja formação inclui: flauta, oboé, clarineta, fagote e trompa. Atualmente é formado por profissionais renomados e jovens com experiência na música de câmara e como solistas, incluindo: Alexandre Sousa (flauta), Ewerton Castro (oboé), Jonatas Gaudêncio (clarineta), Robson Lima (trompa) e Francisco Sousa (fagote). O grupo se apresenta regularmente junto à Orquestra Eleazar de Carvalho de Fortaleza e em recitais e eventos como a Feira da Música, o Festival Vida e Arte e em centros culturais como o Dragão do Mar de Arte e Cultura. Desde 1998 está à frente de projetos como a Sexta Erudita no Theatro José de Alencar, tendo realizado recitais didáticos gratuitos de música erudita e oficinas de música. A escolha do nome é uma homenagem ao grande maestro e compositor cearense Alberto Nepomuceno, um dos pioneiros da utilização de uma linguagem nacional em suas composições, já no século XIX.


O quarteto Zacur é um grupo formado por 4 jovens músicos estudantes e ex-estudantes do Conservatório de Tatuí, uma das escolas de música mais renomadas da América Latina. Foi durante as aulas, ensaios de orquestra e de música de câmara que os integrantes se conheceram e decidiram, em abril de 2021, formar o grupo. No momento o grupo é composto pelos violinistas Mateus Vieira e Micael Machado, pelo violista Jonathan Martins e pelo violoncelista Marthin Goiano. O repertório do grupo contempla música barroca, clássica e romântica, mas também inclui tango e arranjos de músicas pop, rock e mpb. O grupo tem realizado concertos em locais como: CEU das Artes de Tatuí, Coreto da Praça da Matriz, Usina Pedagógica Ed. Montessori - Santana de Parnaíba e na Unimed de Tatuí.



Five Brass é um quinteto brasileiro de metais formado em 2016 na cidade de Volta Redonda/RJ. O repertório do grupo é extenso e variado, abrangendo desde peças transcritas a composições originais para a formação. Registra presença na participação de abertura de diversos encontros acadêmicos, concertos anuais, além de festivais e apresentações em universidades e lares filantrópicos pelo Estado do Rio de Janeiro. Em 2018 o grupo foi finalista no Concurso de Música de Câmara do Festival Villa Lobos, um dos mais antigos do país promovido pela Escola de Música Villa Lobos, e a Agência Sarau. Além disso, em 2019, o grupo foi convidado para participar da 57º Edição do Festival atuando na série Jovens Cameristas e em decorrência da mesma concederam entrevista à rádio MEC, onde puderam contar sobre a sua trajetória e o caminho do grupo pelo Festival. É um grupo que tem como característica a busca pela difusão de repertório para quinteto de metais no território nacional, a acessibilidade musical a todos os públicos e a experimentação das diversas possibilidades que a formação proporciona atuando como uma espécie de laboratório para compositores nacionais.




Os grupos selecionados receberão e-mail solicitando a confirmação de sua participação e em caso de não confirmação outros grupos poderão ser selecionados.