Festival internacional e gratuito de música erudita aconteceu entre 1º e 8 de fevereiro
Após uma intensa programação gratuita de concertos, masterclasses e recitais que encantaram o público e promoveram a formação de novos talentos, o XI Gramado in Concert chegou ao fim neste sábado, 8 de fevereiro. O festival internacional reafirmou seu compromisso com a excelência musical, consolidando Gramado como um dos principais pólos de música orquestral no Brasil.
O último dia do evento foi marcado por apresentações especiais, levando a música para diferentes espaços da cidade. Pela manhã, o Quinteto Hora Zero, do Peru, apresentou-se na Rua Coberta. Já no final da tarde, foi a vez do Grupo NewChoro, do Ceará, que encantou a plateia com sua releitura moderna do choro brasileiro.
O ponto alto do encerramento aconteceu à noite, no Expogramado – Palco Hortênsia, com o grandioso concerto da Orquestra Sinfônica A e do Coral do Festival. Sob a regência do Maestro Cláudio Cruz, mais de 80 instrumentistas subiram ao palco e emocionaram o público.
Durante a cerimônia de encerramento do festival, foram apresentados alguns destaques. Entre eles a presença de mais de 200 alunos, sendo eles de diversos estados brasileiros e também de países como Peru, Chile e Uruguai. O XI Gramado in Concert também contou com a dedicação de 13 renomados professores. Além disso, ao longo dos dias de festival, foram realizadas dezenas de apresentações gratuitas.
Na ocasião, a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk agradeceu a todos que prestigiaram o festival. “Foi uma semana muito bacana e que nos enche de orgulho, justamente pois sabemos o quão difícil é entregar essa qualidade de música que foi apresentada desde o primeiro dia desta edição”, pontuou.
Os agradecimentos foram endossados pelo vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi. “Agradecemos ao nosso público que ano a ano vem crescendo e prestigiando o nosso evento. Quando preparamos o Gramado in Concert, sempre pensamos na nossa comunidade e em nossos visitantes”, ressaltou.

Sobre o evento - O Gramado in Concert é um festival internacional de música que combina apresentações de grandes artistas e atividades formativas, reforçando Gramado como referência em música erudita. Em sua décima primeira edição, aconteceu de 1º a 8 de fevereiro de 2025.
Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Santander apresentam o XI Gramado in Concert. O evento conta com Apresentação Santander, Patrocínio Master Sulgás, Patrocínio Master GAV Resorts, Patrocínio CORSAN - Nossa natureza movimenta o Rio Grande, Copatrocínio Toyota através do Pro-cultura LIC RS, Hospedagem Oficial Laghetto, Apoio RBT Internet, HASAM Group e Hard Rock Café Gramado, Apoio Institucional Orquestra Sinfônica de Gramado, Agente cultural BIS Gestão Cultural, Promoção Prefeitura Municipal de Gramado, Financiamento Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Realização Gramadotur, Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil, União e Reconstrução.
Santander Brasil e Cultura
O Santander Brasil acredita, investe e promove o acesso às mais distintas manifestações culturais e a oferta da cultura para a sociedade. Em 2023, o Banco entrou oficialmente no universo da música, patrocinando grandes shows internacionais.
Além de patrocinar e promover parcerias com instituições e iniciativas culturais, como Museu do Amanhã (RJ), Festival de Música em Trancoso (BA) e a restauração do Mural Batalha dos Guararapes (PE) e do Museu do Ipiranga (SP), o Santander mantém seus próprios empreendimentos, como os Faróis Santander São Paulo e Porto Alegre, além do Teatro Santander e 033 Rooftop, na capital paulista.
댓글