18a.jpg

O FESTIVAL

Boa música em uma bela cidade

Imagine desfrutar das belezas e atrativos turísticos de uma das mais belas cidades brasileiras e além disso poder ouvir o melhor da música erudita em concertos de orquestras, grupos de câmara e solistas. Esta é a proposta do VII Gramado in Concert - Festival Internacional de Música, que entre 11 e 19 de novembro de 2022 oferecerá uma intensa programação artística com artistas nacionais e internacionais. Veja a programação do evento para você se encantar: Programação do Evento.

Orquestra Sinfônica do V Gramado in Concert apresentando-se no Expogramado.

Quinteto de Metais da UFC e o Maestro Cosminho (mascote do evento)

Além de entretenimento, uma oportunidade
para aprender

Além das atrações artísticas, o evento recebe a cada ano, centenas de estudantes brasileiros e estrangeiros para os quais oferecemos oficinas dos mais variados instrumentos, práticas de orquestra e projetos especiais. Contudo, devido às restrições impostas pela pandemia de COVID-19, nesta edição estas oficinas serão oferecidas de maneira virtual, contemplando 140 estudantes de cordas friccionadas e sopros que serão orientados por 14 renomados professores. Estes professores estarão em Gramado tanto para apresentar-se nas diversas atividades da programação artística quanto para realizar aulas virtuais a partir de infraestrutura tecnológica oferecida pelo evento, possibilitando desta forma, a interação entre professor e alunos em classes sob o formato de masterclass onde todos os estudantes selecionados poderão tocar e receber orientações. Para saber mais sobre nossos professores acesse a aba Professores

Flautas.jpg

Classe de Flautas do VI Gramado in Concert

_DSC2830 (1).jpg

Classe de Contrabaixos do VI Gramado in Concert

Descobrindo Novos Talentos

Com o intuito de incentivar jovens instrumentistas e compositores, realizamos nos anos anteriores cinco edições do Concurso de Composição Erudita e três edições do Concurso Jovens Solistas. Neste ano, devido as limitações impostas pela pandemia, não será possível realizar estas ações que certamente serão retomadas na próxima edição a realizar-se em fevereiro de 2022. Confira abaixo algumas imagens do ano anterior:

_DSC1490 (1).jpg

Paolla Soneghetti, vencedora do III Concurso Jovens Solistas e a pianista correpetidora Melanie Chae

_DSC5644 (1).jpg

Emanuel Gomes Ferreira, vencedor do V Concurso de Composição Erudita com o troféu Cosmos e o cheque simbólico de seu prêmio

Incentivo à Música de Câmara

Todos os anos o festival tem oferecido a grupos de câmara nacionais e internacionais a possibilidade de participarem de um edital de seleção que lhes permite participar das oficinas e práticas de orquestra do evento sem custos. Além disso, os grupos selecionados participam de coachs de música de câmara com os professores do evento e realizam apresentações no decorrer da programação artística do evento. Na edição anterior os vencedores foram o quarteto de saxofones Cia.sax de São Paulo, o quinteto de sopros Lorenzo Fernandez do Rio de Janeiro e o Trío Haylli do Perú, confira nas imagens abaixo:

_DSC0492 (1).jpg

Cia.sax de São Paulo apresentando-se no VI Gramado in Concert

_DSC0582 (1).jpg

Trío Haylli do Perú apresentando-se no VI Gramado in Concert

_DSC0437 (1).jpg

Quinteto de Sopros Lorenzo Fernandez do Rio de Janeiro apresentando-se no VI Gramado in Concert

Direção Artística

Na direção artística estão três dos fundadores do evento, Linus Lerner, Leandro L. Serafim e Allan John Lino. Linus Lerner nasceu na cidade de Novo Hamburgo-RS, está radicado nos EUA há mais de 20 anos, é doutor em música pela Universidade do Arizona, Maestro e Diretor Artístico da Southern Arizona Symphony Orchestra (SASO), da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN), da Orquestra Sinfônica de Gramado, do Festival de Ópera de San Luis Potosi e do Concurso de Canto Linus Lerner (México).

 

Leandro Libardi Serafim nasceu em Gramado-RS, é doutor em música pela Université Laval no Canadá e em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é maestro membro da Federação Eurochestries, professor do Curso de Música da UFC e maestro da Orquestra Sinfônica e da Banda Sinfônica desta instituição.

 

Allan John Lino nasceu em Sete Lagoas-MG, é violinista e professor de música, pós-graduado em educação musical, foi fundador e coordenador da Orquestra Sinfônica de Gramado (OSG) e Secretário da Cultura de Gramado entre 2017 e 2020.

o-festival-direcao.jpg

Os diretores artísticos do Gramado in Concert.

Orquestra Sinfônica de Gramado,
um diferencial do evento

A Orquestra Sinfônica de Gramado (OSG) foi fundada em 2011 por Allan John Lino e desde então realiza concertos nos mais diversos palcos da cidade, da região e também em outros estados. Faz parte de suas ações ainda, a promoção da educação musical e a qualificação de músicos gramadenses que possam vir a atuar profissionalmente no quadro da orquestra. Em 2014, a partir de uma iniciativa conjunta da Secretaria de Turismo de Gramado e OSG, criou-se o Gramado in Concert, realizado pela primeira vez em fevereiro de 2015 e que agora segue para a sexta edição. Em 2017 a OSG passou a ser administrada pela Autarquia de Turismo e Cultura da região sul do Brasil, a GRAMADOTUR, ganhando mais músicos e ampliando sua qualidade artística.

orquestra-sinfonica-de-gramado-em-concer

Orquestra Sinfônica de Gramado em concerto na Sociedade Recreio Gramadense.

GRAMADOTUR, a realizadora do evento

O Gramado in Concert foi criado em 2014 no âmbito da Secretaria de Turismo de Gramado, sob a gestão da Secretária Rosa Helena Volk. Após quatro edições de sucesso, o festival passou a ser realizado pela Secretaria da Cultura de Gramado, sob a gestão do então secretário Allan John Lino. Nesta sétima edição, o festival passa a ser realizado pela GRAMADOTUR, que está sendo presidida por Rosa Helena Volk, uma das grandes idealizadoras deste evento que cresce a cada ano, preenchendo os ouvidos de gramadenses e turistas com boa música aliada às belezas desta bela cidade. O encanto dos eventos realizados em Gramado é único e a excelência dos mesmos é incontestável. Gramado é referência para o mundo quando se fala em realização de eventos, sejam eles de aspecto lúdico ou cultural. E é a Gramadotur, primeira autarquia de Turismo e Cultura criada na região Sul do Brasil em 2012, a responsável pela sua realização. Também faz parte de suas ações a coordenação do Centro de Exposições de Eventos Expogramado, local que sedia a autarquia. No Expogramado são realizados feiras, eventos e exposições de grande porte, fundamentais também para o desenvolvimento econômico da cidade.

Gramadotur (1).jpg

Expogramado, sede da GRAMADOTUR

LOGOS.png