18a.jpg

O FESTIVAL

Boa música em uma bela cidade

Imagine desfrutar das belezas e atrativos turísticos de uma das mais belas cidades brasileiras e, além disso, poder ouvir o melhor da música erudita em concertos de orquestras, grupos de câmara e solistas. Esta é a proposta do VIII Gramado in Concert- Festival Internacional de Música, que entre 04 e 11 de fevereiro de 2023 oferecerá uma intensa Programação Artística.

Orquestra Sinfônica do V Gramado in Concert apresentando-se no Expogramado.

Orquestra Sinfônica do V Gramado in Concert apresentando-se no Expogramado.

_DSC6782 (1).jpg

Quinteto de Metais da UFC e o Maestro Cosminho (mascote do evento)

Além de entretenimento, uma oportunidade
para aprender

Além das atrações artísticas, o evento recebe a cada ano, centenas de estudantes brasileiros e estrangeiros para os quais oferecemos oficinas dos mais variados instrumentos, práticas de orquestra e projetos especiais. Em 2021, devido às restrições impostas pela pandemia de COVID-19, realizamos uma edição reduzida e virtual, em 2022, por outro lado, realizaremos uma versão ainda reduzida, mas 100% presencial, contemplando 180 alunos que serão atendidos por 18 renomados professores de: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, oboé, flauta transversal, clarinete, fagote, saxofone, trompete, trompa, trombone, tuba, eufônio, percussão e canto coral. Saiba mais sobre o quadro de docentes da próxima edição clicando na aba Docentes.

Flautas.jpg

Classe de Flautas do VI Gramado in Concert

_DSC2830 (1).jpg

Classe de Contrabaixos do VI Gramado in Concert

Descobrindo Novos Talentos

Com o intuito de incentivar jovens instrumentistas e compositores, realizamos nos anos anteriores cinco edições do Concurso de Composição Erudita e três edições do Concurso Jovens Solistas. Neste ano, devido às limitações impostas pela pandemia, ainda não será possível realizar estas ações que certamente serão retomadas na próxima edição a realizar-se em fevereiro de 2023. Confira abaixo algumas imagens de edições anteriores:

_DSC1490 (1).jpg

Paolla Soneghetti, vencedora do III Concurso Jovens Solistas e a pianista correpetidora Melanie Chae

_DSC5644 (1).jpg

Emanuel Gomes Ferreira, vencedor do V Concurso de Composição Erudita com o troféu Cosmos e o cheque simbólico de seu prêmio

Incentivo à Música de Câmara

Todos os anos o festival tem oferecido a grupos de câmara nacionais e internacionais a possibilidade de participarem de um edital de seleção que lhes permite participar das oficinas e práticas de orquestra do evento sem custos. Além disso, os grupos selecionados participam de coachs de música de câmara com os professores do evento e realizam apresentações no decorrer da programação artística do evento. Na oitava edição do evento estamos abrindo um edital para seleção de três grupos de câmara, cada qual com no mínimo três e no máximo oito integrantes, somando um total máximo de até 15 integrantes, você encontra mais informações na aba Editais. (inserir link da aba editais)

_DSC0492 (1).jpg

Cia.sax de São Paulo apresentando-se no VI Gramado in Concert

_DSC0582 (1).jpg

Trío Haylli do Perú apresentando-se no VI Gramado in Concert

_DSC0437 (1).jpg

Quinteto de Sopros Lorenzo Fernandez do Rio de Janeiro apresentando-se no VI Gramado in Concert

A Gestão Artística

Diretor Artístico: Linus Lerner nasceu na cidade de Novo Hamburgo-RS, está radicado nos EUA há mais de 20 anos, é doutor em música pela Universidade do Arizona, Maestro e Diretor Artístico da Southern Arizona Symphony Orchestra (SASO), da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN), da Orquestra Sinfônica de Gramado, do Festival de Ópera de San LuisPotosi e do Concurso de Canto Linus Lerner (México).


Coordenador Artístico: Leandro Libardi Serafim nasceu em Gramado-RS, é doutor em música pela Université Laval no Canadá e em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é maestro membro da Federação Eurochestries, professor do Curso de Música da UFC e maestro da Orquestra Sinfônica e da Banda Sinfônica desta instituição.


Diretor Executivo: Allan John Lino nasceu em Sete Lagoas-MG, é violinista e professor de música, pós-graduado em educação musical, foi Secretário da Cultura de Gramado entre 2017 e 2020 e além de fundador, é coordenador da Orquestra Sinfônica de Gramado (OSG).

o-festival-direcao.jpg

Os diretores artísticos do Gramado in Concert.

Orquestra Sinfônica de Gramado,
um diferencial do evento

A Orquestra Sinfônica de Gramado (OSG) foi fundada em 2011 por Allan John Lino e desde então realiza concertos nos mais diversos palcos da cidade, da região e em outros estados. Faz parte de suas ações ainda, a promoção da educação musical e a qualificação de músicos gramadenses que possam vir a atuar profissionalmente no quadro da orquestra. Em 2014, a partir de uma iniciativa conjunta da Secretaria de Turismo de Gramado e OSG, criou-se o Gramado in Concert, realizado pela primeira vez em fevereiro de 2015 e que agora segue para a oitava edição. Em 2017 a OSG passou a ser administrada pela autarquia municipal de turismo Gramadotur, tendo como coordenador Júlio Cezar Wagner da Silva. Em 2021 voltou a ser administrada por Allan John Lino, atual Diretor Executivo do festival. A OSG completou 10 anos em 2021 e destaca-se por ser uma das mais importantes orquestras do sul do Brasil, tanto no que se refere à sua constate ampliação quanto ao nível artístico alcançado ao longo dos anos.

orquestra-sinfonica-de-gramado-em-concer

Orquestra Sinfônica de Gramado em concerto na Sociedade Recreio Gramadense.

GRAMADOTUR, a realizadora do evento

O Gramado in Concert foi criado em 2014 no âmbito da Secretaria de Turismo de Gramado, sob a gestão da Secretária Rosa Helena Volk. Após quatro edições de sucesso, o festival passou a ser realizado pela Secretaria da Cultura de Gramado, sob a gestão do então secretário Allan John Lino. Na sétima edição, o festival passou a ser realizado pela GRAMADOTUR, que está sendo presidida por Rosa Helena Volk, uma das grandes idealizadoras deste evento que cresce a cada ano, preenchendo os ouvidos de gramadenses e turistas com boa música aliada às belezas desta bela cidade.

O encanto dos eventos realizados em Gramado é único e a excelência deles é incontestável. Gramado é referência para o mundo quando se fala em realização de eventos, sejam eles de aspecto lúdico ou cultural. E é a Gramadotur, primeira autarquia de Turismo e Cultura criada na região Sul do Brasil em 2012, a responsável pela sua realização.


Também faz parte de suas ações a coordenação do Centro de Exposições de Eventos Expogramado, local que sedia a autarquia. No Expogramado são realizados feiras, eventos e exposições de grande porte, fundamentais também para o desenvolvimento econômico da cidade.
 

Gramadotur (1).jpg

Expogramado, sede da GRAMADOTUR

BARRA_PATROCINIOS_HORIZONTAL.png