Regulamento
XII Gramado In Concert - Festival Internacional de Música
A Organização do XII Gramado In Concert torna público o presente Edital:
1. DAS INSCRIÇÕES
O XII Gramado In Concert – Festival Internacional de Música de Gramado acontecerá entre os dias 30 de janeiro e 07 de fevereiro de 2026 na cidade de Gramado – RS. As inscrições para participação como aluno serão realizadas apenas de forma antecipada, através do site oficial do evento, www.gramadoinconcert.com.br, do dia 10 ao dia 25 de outubro de 2025 até às 23:59min. Prazo este que poderá ser prorrogado se a direção do evento considerar necessário.
Para participação como aluno no evento, serão disponibilizadas 350 (trezentas e cinquenta) vagas divididas em três categorias: a) Estudante Sem Hospedagem - 185 (cento e oitenta) vagas sem direito a hospedagem, com valor de inscrição de R$ 120 (cento e vinte reais); b) Estudante Com Hospedagem – 130 (cento e trinta vinte) vagas com direito a hospedagem em quartos coletivos de hotel por até 10 (dez) diárias com café da manhã incluso, com valor de inscrição de R$ 990,00 (novecentos e noventa reais); c) Bolsista Integral – 35 (trinta e cinco) vagas com hospedagem e alimentação subsidiada pelo evento, sendo 20 (vinte) para uma orquestra convidada pela direção artística do evento e 15 (quinze) destinadas a integrantes de três grupos de câmara selecionados a partir de edital específico.
Devido às características das oficinas de Regência Orquestral, Canto Coral e cordas friccionadas iniciantes (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), não serão aceitas inscrições para estes cursos na categoria Estudante Com Hospedagem, somente nas categorias Estudante Sem Hospedagem. Não serão aceitos alunos menores de idade na categoria Estudante Com Hospedagem. Cabe ressaltar que normalmente há maior concorrência na categoria com hospedagem, logo, se você tem disponibilidade para hospedar-se em outros locais, sugerimos a inscrição na categoria sem hospedagem.
Após encerrado o período de inscrições e avaliação dos candidatos, será divulgada uma lista de selecionados. Os aprovados terão 5 (cinco) dias para fazer o pagamento da taxa da inscrição, através de sistema de pagamento que será divulgado juntamente com a lista de selecionados, incluindo a possibilidade de parcelamento em até 6x através no cartão de crédito. Os alunos selecionados somente terão sua participação garantida após confirmação do pagamento. Caso restarem vagas poderão ser publicadas outras listas de aprovados em lista de espera.
Caso haja estudantes de música gramadenses, aprovados na categoria Bolsista Sem Hospedagem que não tenham condições financeiras de pagar os R$ 120,00 (cento e vinte reais), estes poderão encaminhar, com no mínimo 02 (dois) dias de antecedência ao término do prazo de pagamento, solicitação de isenção contendo justificativa e comprovante de residência da cidade de Gramado (conta de água, luz ou telefone em seu nome ou de seus pais). Esta solicitação será analisada pela coordenação do evento, podendo isentar alunos nestas condições.
Após pagamento da taxa de inscrição, o aluno poderá cancelar sua participação através de solicitação, que deverá ser enviada ao e-mail gramadoinconcert2026@gmail.com. No caso de cancelamentos solicitados em até 7 (sete) dias após o pagamento, o festival se compromete a realizar a devolução de 100% do valor pago. Encerrado esse prazo, o festival não realizará devoluções. Desistências não informadas geram uma série de problemas ao evento, logo, mesmo após findo o prazo de reembolso, solicitamos que o aluno desistente, seja ele da categoria “com” ou “sem” hospedagem, comunique ao evento através do e-mail supracitado para que as oficinas e práticas de grupo não sejam prejudicadas pela ausência de alunos. Alunos desistentes que não comunicarem sua ausência com antecedência ficarão impedidos de participarem da próxima edição do evento.
2. DO CREDENCIAMENTO
Nesta edição o festival iniciará suas atividades artísticas e pedagógicas na sexta-feira, dia 30 de janeiro. Por este motivo, o credenciamento será realizado na quinta-feira, dia 29 de janeiro, das 13:30h às 17h no Expogramado. Caso o aluno tenha que chegar posteriormente, deverá enviar e-mail com justificativa e ser liberado pela coordenação. A chegada em dia posterior sem aprovação da coordenação do festival poderá gerar o impedimento de participação do aluno. A exceção serão os alunos da classe de regência orquestral que terão suas atividades sendo iniciadas na terça-feira anterior, no dia 27 de janeiro a partir das 09:00. Para estes alunos o credenciamento será realizado neste dia entre 08:00 e 09:00 da manhã na Escola Senador Salgado Filho.
Todos os participantes deverão portar consigo no momento de credenciamento um documento de identificação com foto e o comprovante do pagamento da taxa de inscrição. Os participantes que não trouxerem consigo estes documentos não poderão participar do festival e terão sua matrícula cancelada. Não serão aceitos alunos menores de idade na categoria Estudante Com Hospedagem.
No setor de credenciamento em Gramado, será fornecido para o aluno o seu Cartão de Acesso/Credencial. Essa identificação deverá ser apresentada sempre que solicitada, para acesso aos locais de hospedagem, restaurantes conveniados, salas de aulas e demais locais em que seja necessário. A não apresentação do Cartão de Acesso/Credencial, quando solicitado, acarretará o impedimento de acesso do aluno no referido espaço.
3. DO MATERIAL E VESTIMENTA
Para os espetáculos, recitais e concertos, os homens deverão usar calça preta, sapato preto e camisa social preta de manga longa; as mulheres deverão usar vestido preto ou, se preferirem, calça preta, sapato preto e camisa social preta.
Cada aluno deverá portar todo o material necessário para estudo, inclusive sua estante musical. O festival não disponibilizará estantes de música para oficinas e práticas de grupo.
4. DA PERMANÊNCIA NO EVENTO E ATIVIDADES RELACIONADAS
Os alunos deverão fazer seu credenciamento no dia 29 de janeiro de 2026 (quinta-feira) para poderem participar do evento e deverão permanecer até a manhã do dia 08 de fevereiro (domingo), salvo exceções comunicadas por e-mail e autorizadas pela coordenação.
Os alunos da classe de regência orquestral serão uma exceção, tendo em vista que deverão chegar ao evento na manhã da terça-feira, dia 27 de janeiro, para o intensivo de aulas preparatórias que serão realizadas de terça a quinta-feira, em dois turnos, das 09:00 às 11:30 e das 13:30 às 16:00. Devido a esta necessidade de chegada antecipada, estudantes da classe de regência orquestral não podem inscrever-se na categoria Estudante com Hospedagem. Assim como os demais, tais estudantes deverão partir somente na manhã do dia 08 de fevereiro, tendo em vista que durante o evento atuarão como regentes da Orquestra Sinfônica B.
Os estudantes selecionados e confirmados na categoria Estudante Com Hospedagem terão direito a hospedagem em hotel, da tarde do dia 29 de janeiro à manhã do dia 08 de fevereiro de 2026, em quartos coletivos, preferencialmente triplos, com direito a café da manhã. Ficará sob responsabilidade de cada integrante as demais despesas de alimentação, bem como de deslocamento e demais eventuais custos. O festival não oferece almoço e jantar aos participantes da categoria “com” e “sem” hospedagem, contudo, busca realizar parcerias com restaurantes e lanchonetes locais para oferecer descontos aos participantes.
Os participantes que se ausentarem das atividades do Festival, sem prévia autorização da coordenação ou se recusarem a participar de alguma atividade solicitada pela Direção Artística, terão suas matrículas canceladas e não terão o direito de receber o Certificado de Participação ou reembolso da taxa de inscrição. Conforme o caso, poderá ser convidado a deixar as atividades do Festival.
Cada aluno deverá trazer e arcar com todas as suas despesas de custeio e manutenção dos instrumentos musicais utilizados, não podendo cobrar tais despesas das empresas/órgãos organizadores do Festival. A exceção são os percussionistas para os quais o festival disponibilizará um kit de percussão sinfônica.
Os participantes deverão estar presentes em todas as atividades pedagógicas e artísticas nas quais o Festival determinar sua presença. Alunos com conflitos de horários ou impossibilitados de participar de alguma classe, concerto, ou outra atividade deverão notificar a organização do Festival o mais rápido possível, explicando a natureza do conflito, oferecendo também sua sugestão de como o conflito poderá ser contornado. A Comissão Organizadora do evento analisará o pedido e tomará uma decisão se o conflito merece qualquer ajuste ou exceção ou se a falta do participante será motivo para o cancelamento da matrícula.
5. DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS E ARTÍSTICAS
As oficinas de instrumento serão realizadas de sexta-feira (30/01) à sexta-feira (06/02), com exceção de domingo (01/02), contemplando as seguintes categorias de instrumento/voz, a saber: violino intermediário/avançado, viola intermediário/avançado, violoncelo intermediário/avançado, contrabaixo intermediário/avançado, violino/viola iniciante, violoncelo iniciante, contrabaixo iniciante, oboé/corne-inglês, flauta-transversal/flautim, clarinete/clarone, fagote, saxofone (alto, tenor e barítono), trompete, trompa, trombone (tenor e baixo), eufônio/tuba, percussão, violão, regência coral e regência orquestral.
Os alunos serão divididos em seis Práticas de Grupo, de acordo com nível musical observado em breve currículo e vídeo disponibilizados na ficha de inscrição. Pretende-se publicar a lista de pré-selecionados para cada grupo com pelo menos um mês de antecedência ao evento. Contudo, nesta edição, realizaremos na manhã da sexta-feira (dia 30/01) uma audição presencial para confirmação do grupo e da posição que cada aluno ocupará. Essa audição será realizada com a execução de uma obra de livre escolha e de trechos do repertório do grupo para o qual o estudante foi selecionado e também do grupo que pretende se candidatar, se for o caso.
O participante deverá comparecer a todos os ensaios e concertos, de orquestra ou de música de câmara, assim como classes de instrumento e masterclasses agendados pelo Festival, podendo estes acontecerem em diversos espaços escolhidos pela organização.
O participante deverá estudar suas partes previamente e vir preparado para todos os ensaios, concertos e classes que contam com sua presença e participação. Deverá ainda, conviver com seus colegas e professores em uma atmosfera de harmonia e apoio mútuo.
A programação é de inteira responsabilidade da Direção Artística do Festival e poderão ocorrer alterações sem prévio aviso. Professores poderão ser excluídos ou adicionados sem prévio aviso, bem como poderão ser autorizados a se afastar temporariamente de suas atividades pedagógicas a critério da organização do Festival.
Ao inscrever-se o aluno declara ter lido as informações contidas no site do evento, no que se refere às Oficinas de Instrumento e às Práticas de Grupo e de tal modo, declara estar em concordância com os formatos e quantitativos de carga horárias das atividades para as quais for selecionado. Cabe ressaltar que existem cargas horárias diferenciadas para cada oficina, de acordo com o tipo de oficina e a prática de grupo para a qual o estudante foi selecionado, o que advém do fato de que turmas maiores terão quantitativo maior de carga horária.
O Festival não se responsabiliza pelas consequências advindas de quaisquer mudanças.
6. DOS MENORES DE IDADE
Nesta edição serão aceitos estudantes menores de idade somente nas categorias Estudante Sem Hospedagem e Bolsista Integral, sendo estes com 12 anos ou mais. Exceções poderão ser autorizadas mediante consulta à direção artística do evento através do e-mail gramadoinconcert2026@gmail.com. Não serão aceitos menores de idade na categoria Estudante Com Hospedagem.
7. DA CERTIFICAÇÃO
Só receberão o certificado os alunos que realizarem o concerto/recital da prática de grupo para a qual foram selecionados e tiverem no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) de presença nas oficinas de instrumento e ensaios. Tais presenças deverão ser comprovadas pelo aluno através de assinatura diária nas listas de presença. Portanto, é responsabilidade do aluno assinar as listas que estarão disponíveis em cada atividade.
Os certificados serão enviados por e-mail; não serão enviados certificados pelo Correio ou entregue de forma presencial ou impresso; alunos que não receberem o certificado terão um prazo máximo de seis meses após encerrado o evento para solicitar seu certificado; expirado o prazo de seis meses o festival não se compromete com a emissão de novas vias.
8. DA UTILIZAÇÃO DE ESPAÇOS COMUNS
Nenhum participante poderá convidar pessoas que não estejam ligadas ao Festival para participarem das aulas, classes de música de câmara, concertos e local da hospedagem, sem a expressa autorização da organização do Festival.
Os espaços de realização do Festival estarão disponíveis somente para participantes, professores e administração do festival. Os espaços destinados às aulas deverão ser respeitados para tal finalidade. Não será permitido o acesso de alunos nas áreas administrativas dos locais de ensino, assim como não será permitida a utilização dos locais para dormir e/ou recrear.
Os participantes que desrespeitarem essas regras, assim como outras regras de bom senso referentes ao bom comportamento e cooperação entre todos os participantes do Festival, poderão ser excluídos a critério da Comissão Organizadora. A infração de leis será comunicada aos órgãos competentes para que estes tomem as devidas providências.
9. DO USO DE FOTOGRAFIAS E GRAVAÇÕES DE ÁUDIO E VÍDEO:
A participação no XII Gramado In Concert – Festival Internacional de Música implica a cessão gratuita à organização do Festival de todos os seus direitos de voz, som e imagem, que poderão ser captados pelo Festival ou por terceiros em nome dele, para inclusão dos mesmos em qualquer tipo de suporte material a qualquer tempo, podendo o Festival livremente deles dispor, bem como de seus extratos, trechos ou partes, dando-lhe qualquer utilização, exemplificativamente, adaptá-la para fins de produção de obras audiovisuais, para exibição através de projeção em tela em casas de frequência coletiva ou em locais públicos, com ou sem ingresso pago, transmiti-la via rádio e/ou televisão de qualquer espécie (televisão aberta ou televisão por assinatura, através de todas as formas de transporte de sinais existentes, exemplificativamente UHF, VHF, cabo, MMDS e satélite), adaptá-la para qualquer formato, veicular propaganda, bem como fixá-la em qualquer tipo de suporte material, tais como películas cinematográficas de qualquer bitola, CD, CDROM, CD-I (Compact Disc Interactive), home vídeo, DAT (Digital Audiotape), DVD (Digital Vídeo Disc) e suportes de computação gráfica em geral, armazená-la em banco de dados, disseminá-la através da internet, via celular, inclusive para downloads, WAP, SMS, ceder os direitos autorais sobre a obra produzida a terceiros, para qualquer espécie de utilização (não remunerada), utilizar trechos ou extratos das mesmas.
O participante, através da sua inscrição, autoriza a utilização de seu nome em apresentações artísticas, imagens e voz, bem como ceder, a título gratuito, os direitos patrimoniais de autor sobre as obras enviadas, permitindo a utilização dessas, sem qualquer limitação de tempo, exemplificativamente, em fotos, cartazes, filmes, spots ou outros, em qualquer meio de comunicação utilizado pela organização do Festival para suas campanhas de marketing, incluindo, mas não se limitando à mídia televisiva, jornais, revistas, outdoors e/ou meio de transmissão digital, com ou sem provedor, inclusive, ceder esses direitos a terceiros.
10. DOS CASOS OMISSOS
Casos omissos deste regulamento serão avaliados pela Direção Artística do Festival.
Gramado/RS, 10 de outubro de 2025.
Nestor Tissot
Prefeito de Gramado