Banda do Festival promete emocionar nesta sexta-feira


Com a proposta de promover o acesso à qualificação, o Gramado in Concert conta com uma rotina intensa de ensaios para os 180 estudantes de todo o Brasil inscritos no evento. Dedicação e disciplina são as palavras-chave para os alunos que estão em Gramado.

No cotidiano do festival, os estudantes que fazem parte da Orquestra Sinfônica ensaiam no turno da manhã no Expogramado e, na parte da tarde, participam de oficinas com os professores no Caic. Já os alunos selecionados para formar a Banda Sinfônica do Festival, recebem aulas no turno da manhã e ensaiam em conjunto no turno inverso.

Além do Concerto de Encerramento com a Orquestra do Festival, outra mostra do resultado do trabalho incansável de alunos e professores poderá ser conferida nesta sexta-feira, 18, às 20h, na Sociedade Recreio Gramadense, no concerto “Bandas ao Redor do Mundo” com a Banda Sinfônica do Festival.

Sob a regência do coordenador artístico e maestro Leandro L. Serafim, a banda é formada por 60 estudantes. No programa, importantes obras para banda sinfônica, incluindo composições e arranjos de Meij, Salgado, Reineke, Curnow, Saint-Saëns, Pryor, Nestico e Barroso. Outra obra de destaque é a que dá nome ao concerto, “Bands Around The World”, arranjada por Paul Yoder e Harold Walters, um medley que inclui obras interpretadas por bandas dos mais diversos países. O concerto, que terá transmissão pelo canal Gramado Eventos TV no Youtube, contará com a participação do Coral do Festival e dos solistas Luiz R. Serralheiro (tuba), Radegundis Tavares (trompa) e Carlos Freitas (trombone).


CORAL DO FESTIVAL

Sob a coordenação da maestrina Isabela Siscari, o Coral do Festival é constituído por cerca de 30 alunos. Além da apresentação com a Banda do Festival na sexta, eles irão fazer apresentação no sábado, às 11h, na Igreja do Relógio. O programa será inteiramente composto por obras de compositores brasileiros. Dividido em dois momentos contrastantes, a primeira parte será essencialmente sacra, com obras de Lobo de Mesquita, Nunes Garcia, H. Oswald, Villani-Côrtes, E. Mahle e E. Aguiar. Já a segunda parte, terá obras populares de R. Carvalho, Villa-Lobos, W. Henrique, A. C. Jobim, V. de Moraes, J. A. da S. Callado e Ary Barroso.

SOBRE O GRAMADO IN CONCERT

O Gramado In Concert Gramado está entre os principais festivais de música erudita do Brasil.Em oito dias de programação, o evento terá 10 concertos de orquestras, bandas e corais, cinco recitais de professores e alunos, 10 recitais de grupos de Câmara e 10 ações formativas para o público.Com direção artística de Linus Lerner, Allan John Lino e Leandro Libardi Serafim, o 8°Gramado In Concert conta com 180 estudantes de música recebendo orientação com mais de 20 renomados músicos do cenário nacional e internacional. O evento é uma promoção da Prefeitura de Gramado, com realização da Gramadotur. O evento tem patrocínio master do Laghetto Golden e apoio da Corsan – Governo do Estadodo Rio Grande do Sul. Cia aérea oficial: Azul. Colaboradores: Sicredi Pioneira e Senac.