top of page

Orquestra Sinfônica de Gramado encerra VII edição do Gramado In Concert

Sob a regência do maestro e diretor artístico do Gramado In Concert Linus Lerner, a Orquestra Sinfônica de Gramado apresentará o concerto de encerramento da VII edição do evento neste sábado (10), na ExpoGramado. No repertório estarão presentes obras eruditas de Mozart, Hummel, Villa-Lobos, Bruch, Grieg e Dvorak, tendo em algumas delas a participação especial dos professores do festival como solistas.


Linus Lerner explica que os ensaios da Orquestra Sinfônica de Gramado para o concerto de encerramento aconteceram durante na parte da manhã, das 9h às 12h, nas quartas e quintas-feiras. “Foram três horas de ensaio e amanhã teremos uma passagem do repertório rápida e depois o concerto”, diz Linus. Leandro Serafim complementa: “Nada chega pronto no Gramado In Concert. As pessoas se encontram pela primeira vez e já se preparam para tocar esse repertório. Só iniciamos os ensaios quando todos estiverem aqui”. Desta forma, tudo é construído durante o acontecimento do evento: aulas, preparação do repertório e apresentações.


Apesar das restrições impostas pela pandemia, Allan Lino fala que os ensaios foram muito bem. “A resposta da orquestra foi muito rápida, trazendo a destreza impulsionada pelo maestro Linus e músicos, assim como os solistas na abertura”. Tomando todos os cuidados necessários, houveram ainda adaptações nos ensaios para dar a segurança a todos os envolvidos, como barreiras acrílicas e máscaras.


Para Leandro Serafim, o sucesso do evento se deu justamente por ele ter sido um festival híbrido, tanto para professores e alunos, como para o público. “Os alunos estão tocando para os professores e vice-versa e isso torna o evento inovador. Tudo respeitando as questões sanitárias porque o Coronavírus não é brincadeira”, destaca.



O resultado de todo esse trabalho poderá ser assistido pelo público neste sábado. “O público pode esperar um concerto muito bonito, de músicas que vão estar homenageando alguns compositores como Wolfgang Mozart, vários aniversários neste ano de 2021, além de apresentarmos alguns dos nossos talentos de Gramado, dos professores Do Gramado In Concert que estarão solando em frente à Orquestra”, afirma Linus. O maestro destaca que todos os anos essa apresentação é feita para que se possa ter uma vitrine desses grandes talentos. Ao todo, serão em torno de 50 músicos a se apresentarem no encerramento.


Para os criadores do evento, o objetivo da VII edição do Gramado In Concert foi mais que atingido. “Estamos tendo um sucesso nas transmissões, sucesso com os alunos, todos muito contentes com os professores e os concertos estão tendo bastante presença”, avalia Linus. Segundo ele, o mais importante foi manter a qualidade do evento e dos concertos, que é a marca do festival.


Leandro Serafim pontua que o Gramado In Concert conseguiu atender muita gente e que ele não acaba depois da apresentação do concerto final. “As transmissões do evento são editadas e disponibilizadas em nosso canal no YouTube. Então, o Gramado In Concert não encerra quando o Gramado In Concert tem o concerto final. Ele continua perdurando. O primeiro Gramado In Concert continua existindo e impactando as pessoas”, conclui. O encerramento do Gramado In Concert acontece a partir das 19h30. Serão disponibilizadas cadeiras extras para o público participar, sendo necessária a inscrição.


Ingressos presenciais:


As trocas devem ser feitas diretamente na Rua São Pedro, 185, no bairro Centro, em Gramado. Das 9 horas (da manhã) às 17 horas (fechando ao meio dia), de segunda a sexta-feira. Mais informações no telefone 3286 7343 ou 3286 2002.

Assista o evento online e gratuitamente:


Siga e acompanhe as redes sociais do VII Gramado in Concert, ali estão todas as informações sobre programação e horários. Acesse o canal no YouTube da edição para acompanhar as apresentações de onde quiseres.

Mais informações e programação completa: www.gramadoinconcert.com.br

O VII Gramado in Concert é apresentado pelo Ministério do Turismo e Secretaria de Estado da Cultura e conta com o patrocínio da Golden Propriedades de Lazer, Copatrocínio da Sulgás – Viva com essa energia. Apoio de Florestal Candies, Caracol Chocolates, DylNet Telecom e Cristais de Gramado. Apoio institucional da Orquestra Sinfônica de Gramado e Eurochestries. Receptivo Oficial da Gramado Receptivo. Cia Aérea Oficial da Azul. Agência de Viagens oficial da Azul Linhas Aéreas. Hospedagem Oficial da Laghetto Hotéis. Agente Cultural AM Produções. Promoção da Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.

bottom of page