top of page

Um novo formato para aprender música

A VII edição do Gramado In Concert foi diferente não só por acontecer de forma híbrida, sendo o primeiro evento a retomar e permitir o público presencial nas apresentações, mas também, por ter criado uma estrutura que permitisse aprender música de forma online. Ao todo, foram quatorze professores responsáveis por ensinar violino, viola, violoncelo, contrabaixo, trompete, trompa, tuba e eufônio, flauta transversal, oboé, fagote, clarinete e saxofone para 140 alunos de diferentes estados brasileiros.


O maestro Linus Lerner afirma que as aulas nesse formato foram muito boas e os alunos tiveram a oportunidade de aprender de uma forma “privada”, sendo que eram somente dez alunos por turma. “Eles tiveram bastante tempo de tocarem para o professor quase como uma aula individual, mas com a vantagem ainda de que outros estavam assistindo e podiam opinar e todos aprenderem com isso”. Segundo ele, tanto os professores quanto os alunos gostaram bastante do formato, visto que eles tinham à disposição toda uma estrutura formada por telas e equipe para auxiliar.


Para Allan John Lino, o formato trouxe além de oportunidade de conviver com grandes nomes da música, representatividade e acredita: “É algo que veio para ficar na história da educação. Porque os alunos que se dedicam, vão se dedicar online ou presencialmente”. O professor de oboé, Peter Apps, que participa do evento há quatro anos, diz que gostou do formato de dar aulas. “A experiência foi surpreendente. Tivemos toda uma equipe técnica para nos ajudar. Deu para passar bastante informações”.


Os professores que ministraram as aulas neste foram: Emmanuele Baldini (violino), Cláudio Micheletti (violino), Gabriel Marin (viola), André Micheletti (violoncelo), Alexandre Ritter (contrabaixo), Érico Fonseca (trompete), Carlos Freitas (trombone), Radegundis Tavares (trompa), Luiz Ricardo Serralheiro (tuba e eufônio), Lucas Robatto (flauta transversal), Peter Apps (oboé), Fábio Cury (fagote) e Ovanir Buosi (clarinete). Durante o encerramento do evento, os alunos que participaram das aulas apareceram em um telão, sendo aplaudidos por todos.


O VII Gramado in Concert é apresentado pelo Ministério do Turismo e Secretaria de Estado da Cultura e conta com o patrocínio da Golden Propriedades de Lazer, Copatrocínio da Sulgás – Viva com essa energia. Apoio de Florestal Candies, Caracol Chocolates, DylNet Telecom e Cristais de Gramado. Apoio institucional da Orquestra Sinfônica de Gramado e Eurochestries. Receptivo Oficial da Gramado Receptivo. Cia Aérea Oficial da Azul. Agência de Viagens oficial da Azul Linhas Aéreas. Hospedagem Oficial da Laghetto Hotéis. Agente Cultural AM Produções. Promoção da Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.

bottom of page