top of page

VII Gramado in Concert inicia com público presencial e online

Atualizado: 7 de jul. de 2021

A sétima edição do Gramado in Concert – Festival Internacional de Música iniciou na noite fria do último sábado, dia 3 de julho, fazendo com que todos os possíveis locais presenciais fossem ocupados no auditório do Centro de Eventos ExpoGramado. Em função da pandemia, 160 lugares estavam disponíveis, respeitando assim o distanciamento social. Também através da internet, onde pela primeira vez as apresentações serão transmitidas ao vivo através do canal oficial do evento no YouTube, foram mais de 1.700 espectadores online.


O Gramado in Concert é um evento relativamente novo, mas inovou sendo o primeiro deste segmento a retomar as apresentações presenciais. A saudade dos palcos era visível no olhar de cada um dos integrantes da Orquestra Sinfônica de Gramado, regida pelo Maestro Linus Lerner, um dos diretores artísticos do evento. Linus apresentou um repertório variado de obras sinfônicas com destaque para a vencedora do Concurso Jovens Solistas, premiação que integrou a sexta edição do evento, premiando a carioca Paolla Soneghetti, além de, também, a participação da pianista da edição, Olinda Allessandrini.


Nas apresentações que ocorrem de forma protocolada, Allan John Lino, ao representar os diretores do evento, disse: “parabéns ao envolvidos por terem potencializado um evento inédito no Brasil neste formato híbrido. A realização deste evento demandou muita coragem, força de vontade, muito querer fazer música, muito querer fazer arte neste país onde a pauta da cultura é sempre a última, mas aqui em Gramado não, aqui esta é nossa pauta principal”, destacou.


Já a Presidente da GramadoTur e Secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, menciona com alegria que o Gramado in Concert foi o último evento a ser realizado em fevereiro de 2020, antes do início da pandemia e, agora, é o primeiro evento do segmento que volta a acontecer de forma presencial. “Não é o mesmo público de sempre, mas temos certeza de que é um belíssimo início, é uma retomada, é uma esperança. Nosso agradecimento especial a estes músicos que, infelizmente, não tem podido encantar as plateias mas que, nesta noite, pra todo o mundo, através do nosso canal no YouTube, nos presentearão com um lindo repertório, preparado pelo nosso maestro Linus Lerner”, pondera Rosa.


Por fim, o Prefeito de Gramado, Nestor Tissot, recorda a realização do sonho de criar a Orquestra Sinfônica de Gramado há 10 anos atrás. “Lançamos uma sementinha, uma ideia que parecia absurda na época, mas hoje o legado se fortalece nesta sétima edição do evento. Vejo e percebo a alegria de cada um dos integrantes da orquestra por poderem retomar suas apresentações e, dessa forma, encantar todos nós com a sua música”, finaliza.


O concerto inicia com a primeira peça escolhida pelo Maestro Linus Lerner, a Grande Páscoa Russa, Op. 36, de N. Rimksy-Korsakov (1844-1901). Linus diz ter escolhido essa peça por ela contar a história do sofrimento de Jesus e da alegria através da sua ressurreição: “ela é baseada em temas, em hinos, da igreja ortodoxa russa em várias línguas, representando aqui pra nós a ressureição das artes – fomos os últimos no Brasil a criar um festival desta categoria, mas somos os primeiros a retornar”, comenta ele.


Em seguida, a segunda peça apresentada é Canção da Lua, da Ópera Rusalka, de Antonin Dvorak (1841-1904), tendo participação da solista Paolla Soneghetti. A vencedora do Concurso de Jovens Solistas da sexta edição afirma que retornar à Gramado depois de um ano de pandemia aonde o setor das artes sofreu muitos cortes, foi um privilégio. "Não só pelo fato da Orquestra Sinfônica de Gramado ser uma Orquestra de altíssimo nível, mas por todo o prestígio também que o evento Gramado in Concert tem".


A terceira peça escolhida por Lerner foi a Dança Macabra, Op. 40, de C. Saint-Saëns (1835-1921). Na sequência, a solista Paolla Soneghetti retorna para a apresentação da Ópera Tosca, de Giacomo Puccini (1858-1924). A próxima peça escolhida é conhecida pelo público, a Orquestra Sinfônica de Gramado apresentou Adagio em Sol Menor de Tomaso Albinoni (1671-1750). Para finalizar a participação da solista Paolla Soneghetti no concerto, Linus a convida para a Ópera Suor Angélica, de Giacomo Puccini (1858-1924).


Encerrando o primeiro dia do VII Gramado in Concert, Linus Lerner convida a pianista gaúcha Olinda Allessandrini para juntos homenagearem o compositor e maestro alemão Alfred Hülsberg (1927-2001), com a Rapsódia Nazaretheana para piano e orquestra. Alfred fez sua morada no Brasil, aqui no Rio Grande do Sul, regendo a OSPA por 40 anos. “Escolhemos essa peça em função do seu significado tão interessante, um compositor alemão fazendo música brasileira com uma maestria sem igual. Ele também foi o primeiro a arranjar música gaúcha para orquestras sinfônicas. Ouviremos aqui junto ao solado de Olinda Allessandrini, uma pessoa fantástica e excelente pianista, tendo também o mérito de me transformar no maestro que sou hoje”, pondera Linus.


A animação do público nesta peça final foi belíssima, todos acompanharam com palmas o ritmo da música, ideia iniciada pela viúva do compositor e maestro homenageado na última peça, Marlene Pastro.


A programação do evento continua até o próximo sábado, 10 de julho. Cabe enfatizar a concepção pedagógica do Gramado in Concert e a realização de suas oficinas, a cargo de 14 professores brasileiros, para cerca de 140 alunos nacionais.


Confira a programação final do evento até o encerramento no próximo sábado.


Confira a programação:


Dia 4 de julho

Recital de Piano | Caleidoscópio Musical

Neste recital, a pianista Olinda Allessandrini escolheu um repertório de compositores brasileiros e latino-americanos, onde as raízes musicais de diferentes povos transparecem através da sua música. Os países escolhidos são México, Argentina e Brasil.


Dia 5 de julho

Do Velho Mundo aos Encantos Latinos

Neste concerto que abre a série "Música de Câmara", a proposta é incluir várias peças solo ou em duo, partindo da tradição europeia e complementando com o rico folclore musical dos países latinos. Ritmos contagiantes com nítida influência africana estarão convivendo com a tradição da música ocidental.


Dia 6 de julho

Vida e Poesia, a música de todos os tempos

Na programação desta noite, estarão reunidas a singeleza da música barroca, a nostálgica melodia eslava, o encanto da música cigana, os retalhos musicais típicos do início do século XX e a atmosfera romântica de Robert Schumann.


Dia 7 de julho

Efemérides. Celebrações anos 21.

Nesta noite teremos uma seleção de compositores nascidos ou falecidos em finais 21, em uma proposta interessante e enriquecedora. Estarão nesta escolha os seguintes compositores: Saint-Saens, Piazzolla, Bottesini, Vivaldi e Mozart.


Dia 8 de julho

Caminhos da Música - Entre Cordas e Sopros

A música de câmara será a condutora neste passeio por diferentes paisagens musicais. Na escolha entre Cordas e Sopros, são priorizados os Sopros, seja em madeiras ou metais. Partindo da suavidade da flauta, o programa vai sendo enriquecido por diferentes timbres, e encerra com o empolgante quinteto de metais.


Dia 9 de julho

Música séria ou divertida? Um convite à emoção.

Este programa abre com Beethoven e Villa-Lobos, em obras musicais de períodos contrastantes, carregadas de história e de emoção. Em seguida, propostas musicais divertidas, em que o bom humor aquece o palco!


Dia 10 de julho

Concerto de encerramento.


Ingressos presenciais:

As trocas devem ser feitas diretamente na Rua São Pedro, 185, no bairro Centro, em Gramado. Das 9 horas (da manhã) às 17 horas (fechando ao meio dia), de segunda a sexta-feira. Mais informações no telefone 3286 7343 ou 3286 2002.


Assista o evento online e gratuitamente:

Siga e acompanhe as redes sociais do VII Gramado in Concert, ali estão todas as informações sobre programação e horários. Acesse o canal no YouTube da edição para acompanhar as apresentações de onde quiseres.


Mais informações e programação completa: www.gramadoinconcert.com.br


O VII Gramado in Concert é apresentado pelo Ministério do Turismo e Secretaria de Estado da Cultura e conta com o patrocínio da Golden Propriedades de Lazer, Copatrocínio da Sulgás – Viva com essa energia. Apoio de Florestal Candies, Caracol Chocolates, DylNet Telecom e Cristais de Gramado. Apoio institucional da Orquestra Sinfônica de Gramado e Eurochestries. Receptivo Oficial da Gramado Receptivo. Cia Aérea Oficial da Azul. Agência de Viagens oficial da Azul Linhas Aéreas. Hospedagem Oficial da Laghetto Hotéis. Agente Cultural AM Produções. Promoção da Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.


bottom of page